Snail Portuguese News

News in a slow speed for Portuguese language learners

Listen on:

  • Podbean App

Episodes

Mais jogos, menos vendas?

Sunday Jun 27, 2010

Sunday Jun 27, 2010

Quando a Seleção Brasileira entra em campo, as lojas, os estabelecimentos comerciais e os bancos fecham as portas. Parece estranho? Pois é o que acontece na maioria das cidades brasileiras durante os jogos do Brasil na Copa do Mundo.
Viciados em futebol, os brasileiros abandonam todo tipo de compra necessária e param qualquer outra atividade para sentar em frente à TV e ver os lances do futebol. Quem pensa que as partidas, durante a Copa, afetam o aumento das vendas, está correto. O movimento do comércio pode reduzir em cerca de mais de 90%, de acordo com as pesquisas.
Por outro lado, cresce a venda de determinados produtos durante essa época. As lojas de produtos esportivos não têm do que reclamar. Os lucros aumentam muito durante a Copa, assim como, obviamente, é incrível como se multiplica o número de cervejas vendidas.
Juliana Menezes, Dublin, Irlanda.

O Alfabeto Português

Monday Jun 21, 2010

Monday Jun 21, 2010

O Acordo Ortográfico
Em 2008, um novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa foi feito entre o Brasil e Portugal. A idéia do Acordo é reduzir as diferenças da linguagem entre os dois países.
A Língua Portuguesa é uma das Línguas mais faladas no mundo e para facilitar a comunicação e compreensão da Língua, os dois países decidiram fazer novas mudanças na ortografia.
Vamos falar hoje sobre uma das mudanças feitas no recente Acordo. O Alfabeto Português que tinha 23 letras, agora passa a ter 26 letras, como no passado. As letras K, W e Y faziam parte do alfabeto há muito tempo, mas foram retiradas do alfabeto no antigo Acordo Ortográfico de 1943, e agora novamente ganham espaço formal na nossa gramática.
As letras K, W e Y são usadas em palavras e expressões de origem estrangeira, como nas palavras Karatê, Yoga e Web.

Agora as letras do alfabeto da Língua Portuguesa são:
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V X W Y Z
 
 

Wednesday Jun 16, 2010

Ontem foi o primeiro jogo do Brasil na Copa do Mundo de 2010. Em sua primeira partida, o time brasileiro enfrentou a Coréia do Norte. Os torcedores brasileiros estavam confiantes na Seleção Brasileira. Muitas pessoas se reuniram em bares e restaurantes para vibrarem juntos pela tão esperada vitória do time do técnico Dunga.
O primeiro tempo do jogo não teve nenhuma novidade e terminou zero a zero. Os jogadores do Brasil pareciam muito devagar e sem a velha e boa criatividade nas jogadas que estamos tão acostumados. No segundo tempo, o time aparentava estar melhor e conseguiram fazer dois gols, mas quase no final da partida, os brasileiros deixaram a Coréia ir para casa com um gol.
O Brasil ganhou o jogo, mas muitos ficaram insatisfeitos com a atuação do time e com o resultado de dois a um após um jogo de muita disputa. Mesmo assim, o Brasil é o favorito entre os outros times que fazem parte do mesmo grupo, Portugal, Costa do Marfim e a Coréia do Norte.
Juliana Menezes, de Dublin Irlanda.

Copyright © 2010 Snail Portuguese News. All rights reserved.

Podcast Powered By Podbean

Version: 20240320